Como estimular seu filho do primeiro ao quinto mês de vida

Sempre leio e fico em busca de novidades para estimular e entender minha MV,cada mês é algo diferente e com ele vem um novo aprendizado.Minha filha esta com 5 meses,quando descobri que estava grávida acompanhava passo a passo minha gestação,não foi diferente quando minha MV nasceu estou sempre em busca de novos estímulos,vou compartilhar aqui no blog algumas das informações ao qual considero mais interessante durantes esses 5 meses, vamos lá?!

Primeiro mês de vida:

*Colocando seu filho de barriga para baixo,ajudará firmar seu pescoço,não o deixe por muito tempo,apenas o suficiente para ajudar seu filho a enrijecer o tronco;

*Estimule seu filho,segurando suas mãos,pés e seus dedinhos;

*Converse com seu filho e tente imitar seus primeiros sons;

*Movimente objetos,fazendo com o que seu filho os acompanhe,isso estimulará sua curiosidade mesmo que não consiga acompanhar os movimentos com precisão.

Segundo mês de vida

*Apresente mobílies a seu filho,ele acompanhará o movimento do brinquedo.

*O toque,o sussurro o carinho da mãe,pai e familiares são fundamentais para o desenvolvimento da afetividade,socialização.Sempre aproveite os momentos para conversar com seu filho e demonstrar carinho ele entenderá e na maioria das vezes tentará corresponder da sua maneira.

*Músicas suaves,sinfonias podem acalmar seu filho.

Terceiro mês de vida

*Com três meses os passeios são fundamentais,quanto mais ele vê mais ele aprende,é possível ver o interesse do bebê por determinados objetos.

*Estimule seu filho a segurar objetos,dê preferencias a chocalhos coloridos que façam sons de acordo com o movimento que o bebê fizer,isso ajudará seu filho a ter mais curiosidade pelo brinquedo.

*Brinque com seu filho na hora do banho,estimule a bater as perninhas na água,mexer as mãozinhas e torne tudo mais divertido.

Quarto mês de vida

*Apresente novos brinquedo com sons diferentes,luzes e movimentos isso estimulará o bebê a querer segurar ou tocar no brinquedo

*Coloque o bebê na cama e brinque com ele,movimentado para um lado para o outro,ajudando a se virar sozinho,coloque-o de barriga para baixo para que possa firmar o pescoço com a ajuda dos braços.

*Seu bebê reage ao colorido,mostre as novidades em desenhos como a Galinha Pintadinha,não é a toa que a galinha faz tanto sucesso com os pequenos.

Quinto mês de vida - Atual mês da minha filha!

*Brinque de imitações aos poucos seu bebê tentará imitar você,fazendo tudo uma grande brincadeira.Faça caretas,bicos,gestos com as mãos e tente reproduzir os mesmos sons que o seu bebê. (Minha MV,imita quando damos xau,coloca lingua para fora imitando sapinho,tenta fazer biquinho como se fosse um beijo,abre e fecha as mãos quando chama o papai sempre nos imitando ou as vezes por vontade propria e grita bastante alguns detalhes que lembro)

* Cante,dance com seu filho,bata palmas ele ficará contente e demonstrará com algumas gargalhadas (Minha filha da muitas gargalhadas,quando digo que vou pega-la,quando beijo sua barriga e o seu pescoço)

*Coloque-o sentado segurando o tronco do seu bebê,isso ajudará a enrijecer mais rápido,coloque apoios com travesseiros e mostre sinais de que ele fez certo para motiva-los mesmo sendo bebês eles entender quando você gosta de alguma atitude. (Ela ja vira e desvira sozinha,tenta apoiar o corpinho com os braços e se rasteja para sair do lugar,cansa,deita e levanta um pouco o bumbum,fica sentadinha com almofadas e em nosso colo so quer ficar sentada)

Esses foram alguns trechos que separei aos quais considerei importante no desenvolver da minha pequena,lembre-se cada bebê é um bebê,não tente estimula-lo demais cada dia é um dia e ele mesmo mostrará a você o que aprendeu e como irá conduzir a brincadeira,essa fase é tudo uma diversão não faça disso um quartel,respeite o tempo do seu bebê.

A medida que minha MV for ultrapassando as fases venho atualizando a lista.

Fontes:Desenvolvimento do bebê,Guia Infantil,Crescer,Educar para Crescer

Beijos,
Manú


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Adorei!!

    Mel tem 6 meses, mas confesso que não a estimulo muito a sentar!! Vou estimulá-la mais!!

    Beijos.

    Mãe e Mel.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas :)
    Acho bem bacana esse estimulo com os babys.

    bjo,
    www.mamaezistica.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou rindo com a conhecidencia..
    Acabei de falar la no blog sobre o desenvolvimento do baby!!! rsrs
    Eu tbm adoro ler sobre estimulos e afins..
    beijãooo

    http://simplismente-matheus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal Manú saber que você estimula a sua filha e que procura sempre aprender mais =D.Esse site é cheio de ideias interessantes http://porquenaomamae.blogspot.com.br .Bjuss

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!