Com muito orgulho que começo uma nova coluna no blog, Cotidiano Médico, vez ou outra amigos queridos darão posts explicativos com diversos assuntos relacionado ao nosso mundo, principalmente o que diz respeito aos nossos pequenos pelos olhos de especialistas em determinados assuntos.
Toda mamãe deve ficar ciente do desenvolver do seu filho e o que diz respeito a linguagem mais ainda, é importante que nós mamães fiquemos atentas em como possamos ajudar nossos filhos a se desenvolver melhor e no post de hoje nossa querida fonoaudióloga Jacielle Almeida traz um texto explicativo sobre a importância do brincar no desenvolvimento da linguagem.
A Importância do Brincar no Desenvolvimento da Linguagem da Criança
“Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar...”
(CHICO BUARQUE)
Brincar é o
verbo da criança. É a partir do brincar que ela conhece, experimenta, vivencia,
aprende, expõe emoções, elabora ou não os seus conflitos e interage com as
pessoas.
A aquisição da
linguagem está associada a vários fatores físicos (Sistema Nervoso Central,
aparelho fonador e aparelho auditivo) e ambientais (Estímulos do ambiente e
desenvolvimento psicoafetivo). Assim, uma imaturidade, ou até mesmo falha em um
desses fatores, poderá prejudicar o desenvolvimento da linguagem na época
esperada.
O processo de
aquisição da linguagem é criativo. Cada criança constrói e reconstrói a
linguagem na medida em que experimenta e utiliza essa forma de comunicação. As
interações positivas com os adultos são a principal fonte de estímulo para o
seu desenvolvimento linguístico, bem como o contato com outras crianças, pois a
partir do momento em que vivenciam novas experiências sensoriais, motoras e
linguísticas, passam a dominar cada vez mais o processo da comunicação.
Quando brinca,
a criança assimila o mundo à sua maneira sem compromisso com a realidade, pois
sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que
a criança lhe atribui. Desta forma, é de fundamental importância, sempre que
possível, a presença de um adulto para mediar o brincar e a brincadeira.
Na correria do
dia a dia, os pais geralmente não dispõem de tempo para brincar com os seus
filhos, o que não deve acontecer. A rotina familiar deve ser modificada para
que haja um tempo dedicado ao brincar com as crianças e que esse tempo seja de
qualidade, ou seja, tempo de desligar-se dos afazeres domésticos, dos
celulares, computadores e sentar-se no chão com a criança. A partir do momento
em que os pais se permitem entrar no universo da brincadeira, eles passam a
fazer parte do mundo da criança e desta forma é muito mais fácil criar um
ambiente estimulador e educativo.
Para criar
esse ambiente favorável ao desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas
a linguística, o interessante seria não oferecer todos os brinquedos de uma só
vez para que a criança tenha acesso. Com o uso de uma simples massinha de
modelar, a linguagem pode ser estimulada de forma surpreendente, basta fazer
uso da criatividade e imaginação. Dependendo da idade da criança, o adulto pode
estimular a emissão do “Me dá!”, “Eu quero”, envolver na brincadeira a nomeação
de animais, cores, objetos, formas, vogais, números, como também a criação de
estórias, tornando este momento uma grande fonte de estímulos.
Eis algumas
orientações para um brincar saudável e estimulante:
Dê tempo para que a criança possa explorar o brinquedo,
deixando que ela tente sozinha;
Estimule sua auto-estima;
Encoraje
suas manifestações espontâneas, permita que a criança tome a iniciativa;
Introduza propostas novas, estimulando a
resolução de problemas;
Aumente a dificuldade caso observe que o jogo
está fácil demais ou reduza se estiver além do seu entendimento.
O importante é
sempre partir do SILÊNCIO para o BRINCAR!
Jacielle Almeida
Fonoaudióloga Clínica – CRFª 4-9264
E-mail: fonojp@hotmail.com
83 8894 4281/ 9672 9145
Jacielle Almeida
Fonoaudióloga - CRFª 4-9264
Graduação em Fonoaudiologia pelo UNIPÊ
Pós-graduação em Saúde Pública pela FACISA
Fonoaudióloga do NASF de São Vicente Férrer -PE
Atuação na área clínica
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