Não é gagueira!

Olá minhas amigas, essa semana o blog e todas as mídias sociais voltam normalmente, uma das nossas novidades é abertura do nosso Istagram, lá eu posto com bem mais frequência sobre o nosso dia a dia e pra quem não tem o aplicativo vou fazer um resumão aqui no blog todo o mês, assim todos podem participar um pouco da nossa rotina.
Quem ainda não conhece nosso Instagram é o @cotidianomaterno ele está com o perfil bloqueado, mas estou aceitando todos sem descriminação é apenas uma maneira de conhecer nossos seguidores. :)

Há cerca de três meses, Vitória começou a gaguejar algumas palavras e isso me preocupou um pouco, eu sempre corrigia achando que estava certo e só depois de pedir ajuda a um profissional percebi que estava fazendo TUDO errado, o que eu chamava de gagueira na verdade era apenas uma pressa em falar palavras novas no meio de suas frases, mas qual mãe não ligaria suas anteninhas e ficaria mais esperta?

Cheguei a pensar que talvez fosse uma dificuldade em pronunciar certas palavras e não uma gagueira, mas apenas um profissional da área poderia me ajudar.
Resolvi procurar ajuda quando senti que Vitória ficava irritada sempre que queria pronunciar algumas palavras e demorava para conseguir, repetindo inúmeras vezes até acertar, vi que aquilo começou a incomoda-la e através de uma amiga conheci uma profissional fonoaudióloga e juntas marcamos uma consulta, antes disso conversamos um pouco pelo WhatsApp e vou deixar abaixo o que me disse.

"Emanuelly, não se preocupe, a fase de aquisição de linguagem vai de 0 a 5 anos e a gagueira fisiológica(essa que sua Filha està passando) é muito normal de ocorrer, o comportamento de quem convive com a criança é que vai ajudar a passar, não pode corrigir e ter muita paciência, isso ocorre pq a cada dia o vocabulário dela está aumentando muito rápido e gera esse conflito quando ela vai falar, uma certa incoordenação no pensar, processar e falar..." 

Mesmo com essa mensagem quis conversar pessoalmente apenas para tirar algumas duvidas, mas já fiquei tranquila depois do nosso bate papo.
No consultório Vitória falou normalmente em nenhum momento gaguejou ou teve dificuldades em pronunciar alguma palavra parecia até que eu havia mentido, kkkkk...A médica conversou com Vitória a fez pronunciar algumas palavras, tirei algumas duvidas e sua maior recomendação  foi que não a corrigíssemos, deixasse que no tempo dela pronunciasse suas palavrinhas até acertar mesmo que aquilo a irritasse ou demorasse, mas nunca a interrompêssemos, principalmente demonstrando falta de paciência ou tentando apressa-la ao falar da forma correta.

Como estamos hoje?
Vitória pronuncia as palavras com mais calma, e já consegue repetir sem gaguejar, sinto que só volta a gagueira quando está agitada ou quando fica eufórica em nos mostrar ou com alguma coisa, mas cada vez se torna mais raro isso acontecer.

Espero ter ajudado alguma mamãe, mas meu conselho é se mesmo assim você não sentir segurança em lidar com a situação, procure um especialista ele saberá deixar seu coração mais tranquilo e avaliar o caso, afinal cada caso é um caso.



Beijos,
Manú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!