E quando o bebê chupa o dedo, como lidar? Minha Vitória chupou o dedo por 10 meses e há 4 deixou...

Nunca comentei isso por aqui, sempre senti que mães com filhos que chupam dedo sofrem um pouco de bullying e nem sempre é fácil lidar com aquele olhar de reprovação.
Vamos começar pelo inicio dessa historia, minha Vitória nunca quis saber de chupeta e olhe que tentamos variados modelos, marcas e nem uma passava mais do que 5 minutos logo soltava e já procurava o dedo, saia procurando um de cada até chegar no dedo certo, quando recém nascida usava aquelas luvinhas o que acredito ter retardado um pouco esse momento sabemos que bebês sentem a necessidade de sucção então acaba aumentando a probabilidade, no caso de Vitória foi algo que já vem de dentro da barriga tenho até uma ultra aonde ela estava chupando o dedo e minha própria medica não sabia se ela iria desenvolver a vontade.

O fato é que ela começou a chupar o dedo e sempre que alguém percebia já estava apontando para a mãe aqui com aquele olhar e vinha com comentários chatíssimos, mamãe NÃO DEIXE coloque uma luva, uma fralda, dê chupeta, ela irá ficar deformada OI? Sempre que passava pela consulta com o pediatra perguntava a mesma coisa e a resposta era a mesma ela não ficará deformada nem com a boca torta até que em uma das ultimas consultas a pediatra explicou que a maioria das crianças deixam de chupar o dedo pouco antes de completar 1 ano e foi exatamente o que aconteceu aos 10 meses passei a perceber que ela só procurava o dedo em momento desesperador e fui tentando substituir por um naninha (conto em outro post)  ela foi se apegando exatamente quando aprendeu a falar neném então associava o naninha ao neném e sempre que batia aquele chororó ela chamava por mim e pelo neném, quando tentava por o dedinho eu dava o naninha para segurar e assim foi deixando. Hoje, Vitória não chupa mais o dedo, com isso quero acalmar várias mamães que passam pelo mesmo que já passei e sei o quanto é CHATO lidar com algumas pessoas que ao invés de tentar entender nos criticam com o olhar de péssima mãe, acreditem 80% das crianças deixam o dedinho de lado as que ainda chupam existem algumas coisas que podem ser feitas para irem mudando isso o que não pode é nos abalarmos por alguns comentários maldosos que na maioria das vezes parte das pessoas mais próximas de nós.

Com 4 meses chupando dedinho
Com 10 meses ultima foto chupando dedinho

 Essa é a naninha de Vitória sua amiga inseparável;


Geralmente as crianças deixam de chupar o dedo com o tempo. Mas, se a prática parece se prolongar demais, algumas medidas podem ser tomadas para estimular a criança a abandonar o hábito.
A Academia Americana de Pediatria oferece as seguintes sugestões: (Fonte IG )
  • Não provoque, castigue ou fale de forma rude com seu filho por ele chupar o dedo.
  • Quando a criança não estiver com o dedo na boca, diga palavras de elogio e reconhecimento.
  • Encontre maneiras de entretê-la e distraí-la se ela chupa o dedo para espantar a monotonia.
  • Converse com o pediatra ou dentista do seu filho sobre a possibilidade de usar algum dispositivo bucal para tornar o ato de chupar o dedo desconfortável. 
Minha dica para as mamães é que mantenham a calma, respeitem o tempo do seu filho e o mais importante tire todas suas dúvidas com seu pediatra ele sim irá aconselhar o que é melhor para seu filho.

Beijos,
Manú
 

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Ai ai... a minha ta com 11 meses e nada de largar esse dedinho, mas gostei da ideia da naninha... vou tentar. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Rê, pode ter certeza que já já ela vai deixando esse habito, tenta por a naninha no lugar ou uma outra coisa que substitua o dedinho, Bjoss e Boa sorte! =)

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!