Perguntas das leitoras para nossa Psicóloga Ana Lúcia - Cotidiano Médico

Mamães, lembram que a algum tempo pedi que vocês deixassem perguntas para nossa psicologa lá na fan page (Não conhece a FanPage do blog, basta acessar aqui) do blog? Pois então...ela já respondeu e esclareceu todas as dúvidas das perguntas em questão, em caso de novas dúvidas o contato da Ana Lúcia segue abaixo. Agora vamos conferir!



1- Como devo lidar no caso da minha filha com 1 ano e 6 meses quando se aborrece com algo que eu não quero dar ela da tapas em meu rosto, já tentei de todas as formas corrigir, mas até agora nada teve sucesso. 


A partir do momento em que o casal recebe a notícia de que está grávido, é interessante perceber como já começa a se preocupar com o modo como criará seu filho. É difícil imaginar que, tanto o pai quanto a mãe, que vieram de famílias diferentes, com costumes, tenham ambos que definir a forma e o conteúdo dos limites, valores e regras familiares e sociais, que serão passados para os filhos. É complicado se não houver um consenso definido, mas será mais fácil  se o respeito entre eles predominar na decisão tomada, ou seja, tiver um equilíbrio em relação a autoridade. É preciso que ambos tomem essa postura, tanto a mãe como o pai, precisam intervir juntos nos momentos de "birras". Para que a criança adquira noções claras de respeito ao próximo, de limites e regras sociais e familiares, os pais devem se utilizar de um tom sério, firme e seguro, com palavras da compreensão dela, para que não fique nenhuma dúvida em sua cabeça, é nessa fase que a criança esta enquadrada no segundo estágio de desenvolvimento (18 meses a 3 anos)  – autonomia/dúvida e vergonha, ou seja, é caracterizado por uma contradição entre a vontade própria , ou seja,os impulsos, as normas sociais que a criança tem que começar a integrar. Os pais serão modelos daquilo que esperam que ela aceite, faça uso e de que não são negociáveis em nenhum momento, mesmo quando estiver mais amadurecida. Por isso se chamam regras familiares, o papel de educar é em conjunto pai, mãe e ouros familiares que estão em seu convívio.

2- Minha filha de 1 ano e 6 meses não gostar de conviver com crianças da idade dela, prefere brincar sozinha do que tentar se entrosar, no máximo brinca com uma criança de  anos ou de 1 ano mas na mesma faixa etária é impossível, ela fica nos meus braços e não quer nem contato físico, começa a chorar desesperadamente.

É comum crianças nessa faixa etária, muitas ainda estão apreendendo a conviver em um ambiente social, a interagir, principalmente quando este é filho único. Logo que começar a estudar, na fase da escola, ela vai aprendendo a lidar com o contato social. Também pode esta ligado a proteção dos pais, nessa fase a criança esta explorando o ambiente, anda, sobe nas coisas, engatinha e corre. Gosta de puxar e empurrar objetos. Tem mais facilidade para desmontar coisas do que para montá-las. Não tem muita coordenação motora, pode apresentar insegurança. Tentar não focar tanto, deixar a criança a vontade, deixar com que ela vá se soltando aos poucos, sem a pressão dos pais/familiares, ir explorando o ambiente, sem necessariamente "forçar" esse brincar. Mas, se persiste esse isolamento, é importante procurar ajuda especializada, essa fase passa, pois nesse momento de vida estão apreendendo a compartilhar. Brincar com seu filho o ajuda a desenvolver a capacidade de interagir com outras pessoas.
IMPORTANTE ficar observando.

3- Qual o período certo de por na escolinha?
Por volta de dois anos e meio já dar para ir a escola, isso diferencia muito de uma criança para outra, muitas delas vão até mais cedo, começando nos berçários. Importante observar como essa criança se comporta longe dos pais, ir trabalhando esse afastamento temporário, levar a criança para conhecer o ambiente escolhido pelas pais para ela que ela estude. Também importante escolher escolas com número pequenos de alunos por sala, cuidado na alimentação da criança, essa afastamento da criança, de casa e dos pais, as vezes é dolorosa para muitos pais, mas necessária. Então é ir sendo preparado esse corte de relação temporária.

4- Ela é muito emotiva, se eu disser um não mais forte ela chora, como faço.

É importante conversar com os filhos, não necessariamente só nos momentos de "brigar", mais sempre que tiver oportunidade, dialogar com as crianças, sempre mostrando o que é certo, e o que é errado, observar também esse choro, muitas crianças fazem uso do choro para tirar o foco do erro cometido. Mas ela precisa passar por esse momento de frustração de um NÃO, para depois aceitar as suas intervenções, o não é necessário para que aprendam a conviver com regras. E esse "não" ela vai receber de outras pessoas, na escola, de colegas e de outros do núcleo familiar. Então converse sempre, independe dele ter cometido um erro ou não, mostre porque muitas vezes falamos não, isso de forma clara e objetiva, para o nível de compreensão da criança.

5- Meu filho tem 1 ano e 4 meses e agora que entende bem o que falamos resiste demais à um não ou à ordens. Dificilmente obedece e para não criarmos uma situação mais difícil acabamos cedendo, como guardar brinquedos por exemplo... Como fazê-lo entender que deve obedecer?

Ele esta na fase de testar os limites, até onde consegue manipular a situação. Então esse "ceder", é que não pode existir, ele vai se acostumando com o não, o processo de imitação também, segurar na mão da criança e ajudar a guarda, os pais precisam ser espelho para os filhos. Como já dito antes,  é uma fase caracterizado por uma contradição entre a vontade própria , ou seja, os impulsos, as normas sociais que a criança tem que começar a integrar. Os pais precisam ter equilíbrio na autoridade, precisam intervir do mesmo modo, não pode ceder um e outro ser mais firme. Necessita de um tom de voz mais sério, firme, e ordens claras e objetivas.

 6- Minha filha tem 1 ano e 8 meses , e não gosta de comida , só que suco, vitaminas e mingau . Todo dia coloco o almoço dela e ela deixar , só belisca. Já levei ao pediatra , ele passou um vitamina, e não vi resultado . As vezes mim sinto triste , por fazer a comida pra e ela nem querer provar . O que posso fazer pra essa situação mudar ? Agradeço desde de já.

Alimentação é uma fase difícil para muitas mães, o que pode ser feito, é colorir a comida, pratos com personagens do gosto da criança, os pais se alimentarem junto com a criança (na mesa), sugerir alimentos nos momentos mais tranquilos da criança, deixar ela tentar comer sozinha, sei que muitas mãos preferem dar para evitar sujar, mas as vezes aquele sujar pra pode ser prazeroso e ajude a mesma a ir provando aos poucos. Ajustes no tipo de comida que ele consome, assim como na rotina de alimentação da família, resolvem. Seletividade ao comer é bastante comum entre crianças pequenas, assim como birras. Evite distrações durante as refeições (dê de comer em um local tranquilo), acrescente molhos conhecidos e bem aceitos a um alimento que ele rejeita, misturando no que ela já conhece, sirva uma quantidade de comida pequena. E a calma dos pais nesses momentos ajudam muito.  
  
7- Como lidar com os ataques de raiva dos bebês/crianças? Quando começam a entender nossa repreensão? Preciso saber de antemão para não falhar na hora H. Obrigada.

Quando nascem, começam a prestar atenção nas palavras e nos padrões das frases para descobrir o que as pessoas estão dizendo. Quando chega aos quatro meses, reconhece seu próprio nome, e entre os oito e os doze meses já entende ordens simples, como "Não" e "Tira a mão". Depois dos dois anos de idade começa a conseguir cumprir determinações em duas etapas, como "Vá até a cozinha e pegue seu sapato". Aos três anos, ele terá um vocabulário de algumas centenas de palavras e uma boa ideia dos aspectos mais complicados do cotidiano. Então desde o primeiro mês o bebê observa tudo que acontece por sua volta, mais por volta de oito meses, um ano, ele já consegue compreender quando dito o "não".

8- A partir de quantos anos devo iniciar o desfralde?
Por volta de uns dois anos mais ou menos, a criança já está preparada. Mas é importante perceber esse momento, pois crianças variam de uma para outra no desenvolvimento, os pais devem avaliar a maturidade psicológica da criança, se já apresenta coordenação motora (anda, senta, abaixa e sobe a roupa), se já tem a percepção que está com vontade de ir ao banheiro, observar se a fralda passa a ficar seca por um período maior de tempo, explicar o processo, usar de artifícios (penicos, redutor de assento), perceber se a criança fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada, está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra", importante os pais não reprimirem caso a criança não consiga chegar a tempo, usar de calcinhas e cuecas coloridas e divertidas para estimular a passar mais tempo com elas e sem fralda. Erros podem atrapalhar de forma negativa, como pressionar a criança para ser rápida, delegar a tarefa unicamente para a escola, tudo deve ter início em casa, não expor crianças em lugares públicos. Enfim, o momento do desfralde é importante na vida de uma criança e deve ser realizado com paciência.

9- Oi , gostaria de saber como fazer com a minha filha Sophia de 5 meses ela dorme bem isso tem algum problema ?por que o pediatra dela disse que ela teve ficar o dia todo acordada , mas ela dorme depois da papinha das 14:00 ai ela acorda as 15:00 e volta dormir as 21:00 e acorda ás 21:30 e depois volta dormir lá para as 2:00 da madrugada isso é normal o que devo fazer ?Desde já te agradeço pela atenção .

O sono da criança, é muito relativo. O ideal, de acordo com alguns estudos é que a criança de três a seis meses, durma por volta de umas 15h por dia, isso sendo dividido umas 10h pela noite e as outras em sonecas. O bebê precisa seguir um padrão regular de horas de sono e horas acordado, intercaladas por sonecas ao longo do dia para recarregar as energias. Ou seja, ela esta moldando sei relógio biológico, de acordo com sua fase desenvolvimento. 

10- Meu filho tem quase 1 ano, falta apenas 10 dias para completar, e ainda ñ fala, queria saber o motivo? E queria saber também porque ele é tão gordinho, pesa 17 kg!

Importante observar esse não falar, há crianças que atrasam mesmo em relação a fala, mas, sempre bom estimular, normalmente com um ano, ela já começa a querer formar pequenas frases, solicita as pessoas quando quer algo. Se persistir, importante levar ao profissional, para ver se o mesmo não esta apresentando nenhum atraso de linguagem e estimular, mais em casa faça com que a criança solicite as coisas, cantar, brincar de faz de conta, brincar com jogos e brincadeiras que os adultos possam interagir com as crianças, evitar televisão, pois a "TV" nessa fase deixar ela sozinha, sem interação com o meio. E em relação ao peso, importante sempre ir ao pediatra, e fazer uma avaliação, para ver altura, histórico familiar em relação a peso. 
 
11- Meu filho tem 1 ano e 3 meses e ele não gosta de comer nada de manhã. Nem mingau nem suco nem vitamina nada. Ele só começa comer da hora do almoço pra baixo.
Já tentei de tudo... O que posso fazer pra essa situação mudar???

Realmente tem crianças que não se alimentam muito pela manhã. Algumas se alimentam bem durante as mamadas na madrugada, que não sei se é o caso do seu filho, pois nesse idade ainda existem crianças que acordam para tomar mamadeira. Temos que tentar enquadrar varias estratégias mesmo, fazer um café da manhã bem colorido, usar do mundo lúdico, coloca junta da criança os personagens que ele gosta, se alimentar ao lado dela, fazer sempre um reforço positivo. Caso contrário buscar orientação médica. 

12- Ela também não gosta de tomar água e suco. Já tentei de várias formas (mamadeira, copo de treinamento, copo normal) e nada. Toma um tiquinho de água de coco. Suco eu já tentei vários sabores. Fico preocupada porque sou de João Pessoa e aqui tá bem quente e ela já come comidinhas. O que faço pra acabar com essa luta pra ela beber água??

Antes do primeiro ano a criança não expressa esse desejo diretamente. Os pais devem tomar junto com ela, perguntar sempre se ela quer um pouco mais, escolher um copo que ela goste para beber água, colorido, de personagens, oferecer na colher, e aos poucos e passando para o copo. É preciso conversar com a criança e mostrar que a água é importante, de uma forma objetiva e lúdica, de acordo com o nível de compreensão. Tudo que é imposto não é muito bem-vindo e pode gerar uma reação negativa.

13- Minha bebê tem 7 meses e dorme quase nada durante o dia. Ela tem sono, boceja, coça os olhinhos mas quando ponho pra dormir só dorme 20/30 min. Faço rotina com ela desde recém nascida ( banho, mamadeira e meia luz) e mesmo assim nada. O que posso fazer? A noite ela dorme 20:30/21:00 e ainda acorda 1 ou 2 vezes pra mamar.

 Se ela não está ficando "abusadinha" pela falta do sono a tarde, não tem problema, ela esta moldando seu relógio biológico, esta começando a explorar o ambiente, os estímulos estão chamando cada vez mais a sua atenção. A tendência é diminuir esse sono da tarde, e aumentar a noite. E em relação a alimentação, acordar para mamar ainda, com o tempo vai diminuindo, pois começamos a introduzir outros alimentos, que vão saciando mais a fome. Importante lembrar, que a criança que dorme muito a tarde, provavelmente a noite esse sono irá demorar a chegar, dependendo de como foi o dia dessa criança.

 14- Minha filha de 3 anos é muito sentimental, quando ela nasceu uma enfermeira que me ajudou me falou isso, então não é dengo nem algo parecido é uma característica dela mesmo.Enfim como posso lidar com isso, quando vou falar com ela, ela fica caladinha e quando vou ver ela ta chorando. Quando a irmã dela viajou ela chorou muito...Isso são exemplos... O que quero dizer é que e muito difícil lidar com isso, porque qualquer ¨reclamação¨ou algo parecido ela sente muito e chora a ponto de termos de consolar ela...

Se a verbalização está sendo difícil para ela, usa meios de comunicação alternativa junto com a verbalização, encontramos varias fotos de regras de convívio social nesses sites de pesquisas, que você pode utilizar nas horas de orientações e diálogos, não necessariamente só na hora de estabelecer regras. Importante sempre mostrar para ela, que precisamos apreender a conviver com regras e o que você esta fazendo é apenas mostrar o que é certo e errado. Em relação a personalidade existem crianças sim, mais doces, delicadas e meigas (traços de personalidade), mas observar esse choro nos momentos de impor regras é importante, pois muitas usam disso para minimizar a situação de erro que a se encontra.

15- Não consigo dizer um não quando ela pede peitinho / Preciso parar de amamentar. A minha baby esta com 1 ano e 10 meses. Eu não consigo da um não!

O não muitas vezes é difícil para muitas mães, em muitos sentidos, mas necessário. A fase do desmame, é delicado tanto para mãe como para criança, tente ser paciente. Lembre-se de que a amamentação não é somente fonte da nutrição da criança, é também de conforto. Nessa fase devemos observar se a criança já demonstra menos interesse pelo peito, se já substituiu algumas mamadas por outros tipos de alimentos. Seja flexível. Você pode, por exemplo, manter a mamada noturna (caso ela ainda mame), que o faz adormecer até ele se adaptar melhor com a troca feita em outros horários. É hora de valorizar outros jeitos de ligação com o filho, até para não interferir em seu desenvolvimento. O vínculo pode ser fortalecido com os cuidados diários, em um banho gostoso antes de ele adormecer, na cantiga que a mãe canta, em um colo aconchegante, caso esse elo esteja tão difícil para você mamãe de ser cortado.

 16- O meu bebe tem 1 ano e 10 meses....e ele e muito chorão e um pouco agressivo q bater e ate pra colocar a fralda e um sacrifício

 Como já dito antes, essa fase a criança vai tentar conduzir a situação de todas as formas, a ter perceber que precisa apreender a conviver com regras. Tenha paciência, seja clara e objetiva quando for estabelecer limites, de acordo com o nível de compreensão da criança. Nesses momentos de cuidado com a higiene, alimentação, o estado emocional do cuidador, influencia muito na resposta que a criança vai dar para a situação imposta a ele. Brinque, uso de meios lúdicos para estabelecer vínculo, confiança, para assim, ir substituindo.

 17- Minha filha tem 04 anos e nunca tomou uma palmada ou qualquer tipo de agressão, o método de correção aqui e o pensamento, só que ela gosta de bater nos colegas, primos e irmão! Temos outro filho de 14 anos que foi educado da mesma maneira e não teve este costume. O que fazer???

 A palmada realmente não é a melhor solução. Quando o canto do pensamento, método que muitos pais utilizam não surte mais efeito, pode ser substituindo pela retirada de objetos que a mesma gosta junto de orientações, com regras estabelecidas entre os familiares da casa, podendo fazer uso também de meios de comunicação não verbal, como uso de imagens de regras de convivência, o quê se pode fazer ou não, fazendo a junção da fala e imagens. E ser firme, com voz clara e objetiva, e ter equilíbrio na educação, onde todos da família devem ter as mesmas posturas quando for necessário.  
 
 18- Meu filho Lucas esta agora com 2 anos e 3 meses,mas desde que nasceu nunca teve um sono tranquilo,se mexe demais, não para em um único lugar na cama, acorda muitas vezes na noite chorando e só se acalma quando eu dou a mamadeira. Tem noite que chega a tomar até 5 mamadeiras. Me sinto muito cansada pois não durmo direito a mais de 2 anos,até remedinho natural já dei p ver se ele dorme direito,mais parece q foi até pior. O que eu posso fazer p mudar isto?

É importante ver como esta a rotina da criança, o dia-a-dia dele. Criar hábitos no dia da criança ajudam a ela adormecer melhor, mas também importante observar essa agitação, como foi o dia da criança, como está o estado emocional, criar um ambiente calmo, contar historias, massagens relaxantes, evitar filmes agitados. E caso continue, fazer uma avaliação e pedir orientações do pediatra.

19- Como tratar o mais velho quando nasce o bebe? O q fazer?
Depende da idade da criança, caso já tenha uma maturidade, fica mais fácil, quando muito pequena, importante ir preparando essa criança para a chegada desse novo ser. Sempre colocar o irmão mais velhos, a frente de tudo que for ser realizado, dar função a idade desse irmão, como ajudante, valorizar essa criança. Sempre que tiver tempo livre, dar atenção, brincar. Esse papel deve ser divido entre o pai e mãe, sempre e reversando.
  
20- O que fazer se meu filho prefere a avo, me sinto mal por isso, tenho medo do abandono
Esses laços de ligações familiares acontecem, principalmente se a mãe precisa trabalhar e essa criança passa ficar mais tempo com avós ou cuidadores. Não precisa se sentir mal, tome a frente nas situações , caso a criança more com vocês, preencha o tempo da criança brincando, participando mais diariamente da rotina dela. O elo de mãe e filho é muito forte, quando existe amor, atenção, carinho, cuidado.

21-Como posso ocupar seu tempo, tendo em vista que meu filho não dorme durante o dia ele esta com 1 ano e 7 meses

A criança de um ano e sete meses, está explorando todo ambiente que vive. Nessa fase estão adquirindo o "aprendizado motor", elas estão sempre testando o tamanho, o peso e a forma das coisas. Jogos de encaixe, blocos, brinquedos sonoros, atividades (natação), livro de historias adequadas para idade, filmes ( com limite, crianças nessa idade é importante interagir com pessoas, mas musicais, para interagir com os pais, irmãos, é legal).

22- Minha filha não da um passo pela casa que não seja comigo, vejo outras crianças brincando até sozinha, mas ela pra todo canto me chama até para brincar com outras crianças, esta com 1 ano e 6 meses como eu devo lidar?

Nessas situações, devemos avaliar o todo. Filha única? Passa muito tempo só com a mãe?. Pois bem, muitas crianças são apegadas aos pais ou familiares/cuidadores, por passarem muito tempo com eles, cuidado com a proteção em excesso, a criança precisa brincar, explorar o ambiente. O que pode ser feito é não cobrar que ela saiu de perto de você, deixe ela agir naturalmente, aos poucos, quando ela estiver entretida com algo ir saindo aos poucos, deixar que outros membros da família tomem a frente, caso haja necessidade. A medida que ela for crescendo e ela mesma estiver suprimindo as próprias necessidades (pegar um brinquedo, ver TV sozinha), ela vai desligando mais um pouco de elo mãe e filha. Mas dê autonomia e independência de acordo com a idade dela.


Ana Lúcia Xavier do Nascimento - CRP 13/5804
Psicóloga Clínica Infantil 
Especialista em Psicologia Hospitalar
Especialista da Clínica Interser - PB
Atuante na área Infantil, Especial e Estimulação Precoce


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