Quando comer sozinha?

Às vezes me assusta como o tempo está passando tão depressa quando se trata de Vitória, ontem era uma bebezinha que ainda dependia de mim para se alimentar e hoje já come sozinha, espero não esta perdendo nada afinal aquela culpa sempre nos persegue, por que???

Já deveria ter feito esse post a um tempinho, mas fui prorrogando ficando cada vez mais sem tempo que por sinal é algo que venho contar para vocês em breve...bom, mas voltando ao assunto, Vitória já come sozinha, claro...que certos alimentos eu faço questão de dar até pra certificar que esta comendo e não "brincando" com a comida, apesar de nunca ter me dado trabalho durante as refeições. Sempre foi boa de garfo a noite que (quase sempre) ela come bem pouquinho, acredito eu que pelo fato de dormir cedo e o lanche da tarde ficar próximo ao jantar, então isso ta um pouco bagunçado, mas sempre na hora de dormir ela toma 300ml de mamadeira numa boa;



Quando comer sozinha?
Depende muito de cada criança até porque varia do estimulo que se tem em casa, quanto mais cedo estimulada mais habilidade ela terá.

Quando completou 1 ano Vitória já tomava gagau sozinha, comia algumas frutas (cortadinha) e alguns alimentos com as mãos, sempre procuramos estimular esse lado para que nesse ponto fosse mais independente (ai que palavra forte :/ ).

Não compramos cadeirão preferimos uma mesinha normal, para que sentasse com seu pratinho e fossemos dando a medida que víssemos que ela estava mais brincando do que comendo, aos poucos ela foi adquirindo habilidade e o que antes caia mais do que entrava na boca já deu espaço a uma criança que consegue fazer suas próprias refeições, com um pouco de lambança mas bem menos do que no inicio, poucas coisas ela não se alimenta sozinha como sopa e caldinho de feijão ela ainda derrama bastante então prefiro eu mesma dar ou o papai, quando não come com os talhares ela come com as mãos e segundo a pediatra não existe motivo para preocupação já que muita das vezes ela tá conhecendo e reconhecendo os alimentos .





Algumas dicas para as mamães:

1) Encoraje o seu bebê a comer os alimentos em pedaços com as mãos e com o talher.
2) Escolha um modelo de talher macio, leve e prático.
3) Não brigue quando ele fizer bagunça com a comida, pois ele está na fase de conhecer o que come
4) Não esqueça que cada bebê é único e cada um tem o seu tempo para desenvolver suas habilidades motoras

Não fiquem apressadas para fazer seu filho comer sozinho aos 6 meses com talheres, pois não irá acontecer. O domínio completo dos talheres só ocorrerá por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Porém aos 10, 11 meses, os bebês já começam a recusar ser alimentados, preferindo comer sozinhos.

Beijos,
Manú



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!