Algumas dúvidas sobre o Pós Parto /Cesárea

Lendo algumas coisas sobre partos,tipos de partos,achei um site com algumas explicações sobre o parto cesarea e achei legal por aqui,para auxiliar algumas mamães que tem alguma duvida,assim como eu tive diversas e saia procurando tudo que podia sobre o assunto.
Não relatei como foi meu parto e nem o por que da minha escolha,mas em breve venho com um post sobre o assunto.

Separei algumas perguntas com respostas pra vocês,vamos lá?!

Como deve ser a higiene no local do corte? 
O local do corte da cesariana, geralmente, causa uma certa aflição. Mas é importante lavar a região com água e sabonete. Eventualmente, o obstetra vai indicar o uso de anti-sépticos na primeira semana. Outro cuidado importante é manter os pontos de sutura secos e descobertos, para uma melhor cicatrização.


Que cuidados devo ter com o corte da cesárea?
Os principais cuidados são: não forçar os pontos, manter a região limpa e seca. Para uma cicatrização eficiente.
Até quando vou ter sangramento?
Estas perdas sanguíneas têm nome de lóquios. Em geral, o sangue é aguado, sem odor fétido, pouco abundante e decrescente no puerpério imediato do 1° ao 10° dia. Os lóquios podem persistir durante todo o puerpério tardio, que vai do 11° ao 42° dia do pós-parto.
Vou sentir dor na primeira relação sexual após o parto?
Nas primeiras vezes, pode haver algum desconforto, mas ele não impede o ato. É recomendável usar um produto lubrificante local, pois a vagina estará mais ressecada nesta fase. Outro incômodo relatado pelas mulheres é uma certa insegurança em relação ao corte da cesariana, pois a região pode se apresentar sensível. Portanto, converse com o seu parceiro e, nas primeiras relações sexuais, prefira posições em que não haja pressão no local da cicatriz.
Carregar peso pode ser prejudicial nessa fase?
A cesárea é uma lapartomia, e, como tal, requer todos os cuidados de uma cirurgia de porte. Aconselhe-se sempre com o seu médico e pergunte sobre suas limitações nesta fase. MAS UMA COISA É CERTA: o peso do bebê não será prejudicial!
Como sentir menos desconforto no pós-parto?
Seguindo todas estas instruções, descansando, dormindo sempre que puder, tendo um bom respaldo emocional doméstico e familiar, a experiência de ter um bebê, mesmo com uma cesárea, será muito gratificante e confortável.
A primeira evacuação costuma ser dolorosa por causa dos pontos?
Toda cirurgia abdominal promove redução dos movimentos intestinais, e a primeira evacuação pode levar de 2 a 3 dias. Em geral, ela não é dolorosa e, na própria maternidade, os médicos indicam laxativos suaves e uma dieta rica em fibras.
E para urinar?
Não é raro algum desconforto nas primeiras micções, principalmente em função das queixas pós-operatórias e do uso da sonda vesical, que é utilizada na bexiga durante a cirurgia. Compete ao seu médico avaliar até onde seu sintoma não sugere uma cistite (inflamação de urina).
E os exercícios físicos? Quando poderei recomeçá-los?
Desde o primeiro dia após a cesárea, é importante começar a se movimentar e a caminhar. A restrição ao leito, além de ser mais desconfortável, favorece o aparecimento de fenômenos tromboembólicos e inchaços. Ainda na maternidade, é indicado iniciar atividades leves, como alongamentos e exercícios isométricos suaves. Para práticas físicas mais intensas, como abdominais, por exemplo, você deve esperar a liberação do médico, que, em média, demora 40 dias. Mas vale lembrar que a recuperação é um fator pessoal, e algumas mulheres estarão aptas a retornar à atividade física antes mesmo deste período.

Fonte:Revista da Gestante

Beijos,
Manú

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Não quero fazer cesárea não, mas se precisar pelo menos já sei algumas coisas =)
    Ansiosa pelo seu relato de parto!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog.
    E já estou seguindo, segue o meu?
    http://maejovem.blogspot.com.br/

    Beijos ♥

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!