Papinha industrializada, faz mal?

Sempre escutei que as papinhas nestlé fazem mal e por preferencia minha sempre quis fazer a comida da minha filha, todos os dias, não tem problemas pra mim e acho melhor, nesse final de semana e feriado tive que dá por 3 dias papinhas durante o almoço devido a uns contratempos e em seguida bateu aquele remorso de mãe, fui pesquisar sobre os riscos e perigos e achei esse artigo bem bacana

Sempre escutamos que comida industrial faz mal. E é verdade. O conceito “industrial” geralmente embute substâncias químicas que interferem em nossa saúde e nada tem a ver com aquela refeição cheirosa, colorida e saudável da casa de nossas avós e mães. Mas isso não se aplica quando o assunto é papinha industrial ou pronta – ou ainda, vamos assumir, a da Nestlé, que é a única nesse ramo (a Gerber também comercializava, mas parou).
A papinha pronta não contém conservantes. Sua conservação e qualidade são garantidas com a esterilização realizada em alta temperatura e pelo fechamento a vácuo. Não contêm aromatizantes, estabilizantes, nada assustador, apenas ingredientes conhecidos (carnes, verduras e legumes). E as combinações são balanceadas para atender às necessidades nutricionais do bebê. Atualmente as receitas foram reformuladas para terem menos sal e açúcar.
Bem, se é assim tão confiável, por que não é legal dar papinha pronta todos os dias?

Há pouca variedade. São 4 doces na Etapa 1, 8 salgadas e 9 doces na Etapa 2, 4 salgadas e 1 doce na Etapa 3 e 4 salgadas na Etapa Júnior. Quem oferece apenas a papinha pronta corre o risco do filho enjoar e esquecer o prazer de comer.O tempero é sempre o mesmo. E é importante que seu filho conheça a sua comida, o seu tempero, os seus segredinhos culinários, os alimentos típicos da região onde mora.O bebê precisa ver como os alimentos são diferentes. Nada como um pedacinho de batata ao lado de uma carne moída e um arroz branquinho para ele saber que existe uma grande variedade de cores e texturas
Cozinhar para o filho também é uma forma de se comunicar e amar. Mas tenha certeza de que só de ouvir você orientado a auxiliar da casa já fará com que entenda o quanto se preocupa com ele – o que fará uma diferença enorme na percepção da criança.

As papinhas prontas foram criadas para crianças até certa idade (segundo o site da Nestlé, a Etapa Júnior alimenta até 3 anos mas eu duvido que alguém realmente agüente tanto). Aí, depois disso, você vai fazer o quê? Continuar apelando para comidas prontas? Melhor enfrentar e desvendar a arte de cozinhar agora!

O que é melhor: bolo de laranja pronto com aquela cor bege-sem-significado que você abre o pacote e come ou …BOLO DE LARANJA quentinho, bem alaranjado, que acabou de sair do forno, resultado daquela receita que sua tia criou, com cheirinho típico que vai fazer você comer quase tudo e mandar a dieta para longe?

Quando as papinhas prontas são legais?

Na estrada ou em passeios longos – para não correr o risco de levar papinhas que podem “estragar” com o tempo e a temperatura inadequada.Em emergências, quando não há tempo hábil para fazer uma comidinha saudável.Quando a comida do local (restaurante, hotéis, casa de amigos…) não é assim tão confiável – você pode até se arriscar, mas seu filho não.As vezes, muito ás vezes, quando bater aquela preguiça de cozinhar…

Como servir a papinha pronta?

Aquecer ou não vai depender do gosto do seu filho ou da disponibilidade do local onde você se encontra. A temperatura não interfere no valor nutritivo da papinha. Se quiser, use um banho-maria ou microondas. O potinho é super prático, mas se achar que o bebê não vai comer tudo coloque metade em um prato e guarde o restante na geladeira, se existir uma por perto. A papinha ainda dura por 24 horas nela.



Fonte: Comer para crescer

Beijos,
Manú

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Acho super prático, mas em casa prefiro fazer a comidinha da minha baby e dar frutas, sucos, etc nos lanches....mas temos sempre em casa as papinhas industrializadas para quando saímos, ou em caso de algum contra tempo....

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria, adoro cozinhar para minha filha, mas meu tempo é curto, fazia as papinhas para 1 semana e congelava, hoje ela já tem quase um ano e já esta comendo comidinha, quando eu saio eu dou a da nestlé tanto a doce quanto a salgada é pratica, mas acho que todos os sabores tem praticamente o mesmo gosto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca gostei dessas papinhas prontas , pois se ate as sopas que agente faz e coloca na geladeira estraga , imagina essas que ficam dias e noites encima da prateleira ? minha pequena ainda nao nasceu , mais eu nunca me arrisco em te que da papinha pra ela , prefiro fica em casa com ela , do que sair pra algum luga e acaba tendo que dar papinha pronta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala isso agora ,depois q nasce é outro assunto...é necessidade...

      Excluir
  4. concordo plenamente , afinal de contas nada melhor do que uma comidinha fresquinha , dei papinha pronta pra minha filha uma unica vez pois estava voltando para minha casa no exterior e acho a papinha muito mais saudavel do que a comida de aviao!!!!as papinhas da nestle sao ate q gostosas, aonde eu moro a variedade de marcas sao inumeras, e por aqui as mamaes optam pelo mais facil e pratico, mas eu nunca gostei muito disso( para minha filha) como eu cozinho todos os dias para mim e para o meu marido, desde os 5 meses (quando eu comecei com papinhas) eu mesmo faco a comida dela todos os dias , hoje com 22 meses ela ja come o mesmo q eu, entao nao preciso fazer nada separado !!!!<3 <3

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida que a papinha que fazemos e muito melhor que a pronta, mas quando saio tento sair depois do almoco mas quando nao da levo a papinha nestle sem problema por emergencia nao faz mal algum. O pai e eu somos preocupados com a alimentacao dos nossos filhos mas nao somos radicais.

    ResponderExcluir
  6. Sem duvida que a papinha que fazemos e muito melhor que a pronta, mas quando saio tento sair depois do almoco mas quando nao da levo a papinha nestle sem problema por emergencia nao faz mal algum. O pai e eu somos preocupados com a alimentacao dos nossos filhos mas nao somos radicais.

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!