Saiba como o uso do paracetamol pode fazer mal a seu filho


Estava lendo sobre o uso do Paracetamol e encontrei esse artigo que explica detalhadamente sobre seu uso e o que pode acontecer, você sabia que o paracetamol para evitar a febre ao receber uma vacina pode por tudo a perder? Já imaginou que perigo,?vamos ficar atentas mamães com a saúde dos nossos filhotes.

A revista "The Lancet" (2009;374:1339-50) publica um estudo realizado na Universidade da Defesa, em Hradec Kralove (República Checa) o qual concluiu que o paracetamol (principio ativo do Tylenol e muitos outros antitérmicos) se utilizado para tentar evitar febre ou dor no momento da vacinação de crianças pode provocar com que as crianças não consigam a imunização necessária, ficando desprotegidas perante a doença.

Alertam os autores que a febre provocada pela vacina faz parte do processo inflamatório normal do organismo momentos após a imunização e, que quando aplicado um medicamento para combater a febre, como o paracetamol, ele não somente diminui a febre das crianças, como também diminui a resposta do organismo da criança ante os antígenos existentes na vacina.

Os pesquisadores realizaram dois estudos incluindo as vacinas mais comuns, como a hepatite B, neumococo, gripe hemofílica tipo B, difteria, tétano, tos ferina, pólio e rotavirus. Um dos estudos foi para comparar o efeito do paracetamol na aplicação da primeira dose das vacinas e outro para comprar o seu uso nas doses seguintes.

Crianças de 10 hospitais da Republica Checa foram divididas em grupos aleatórios para receber, ou não, três doses de paracetamol para evitar a febre a cada 6 ou 8 horas nas primeiras 24 horas após a aplicação das vacinas. O objetivo era reduzir a febre naqueles que apresentavam temperatura igual ou superior aos 38 graus.

Ao se analisar a imunidade adquirida com as vacinas foi comprovado que o nível de anticorpos protetores era inferior no grupo de crianças que receberam o paracetamol quando comparado com o grupo de crianças que não utilizaram o antitérmico.

Ante a descoberta os autores analisaram os resultados de 10 estudos publicados na literatura cientifica, constatando que o paracetamol interfere na efetividade das vacinas se for administrado de forma preventiva, para evitar a febre, mas que o efeito poderia ser de menor influencia se for utilizado após o aparecimento da febre na criança.

Concluem os autores que o paracetamol não deve ser empregado de forma rotineira na vacinação porque a interferência no processo inflamatório que provoca a febre pode afetar a efetividade da vacina, reduzindo a imunidade.



Fonte: De mmãe para mãe
Manu


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. É bom saber disso pois já mim falaram que era pra dá antes das vacinas mas nunca fiz isso sempre esperei ter febre para depois dá o remédio!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa utilizei algumas vezes por indicação de enfermeiras :(

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!