Mioma, eu tenho!

Outro dia enquanto aguardava uma consulta de rotina, uma mulher estava angustiada por ter descoberto um mioma e me contou que estava com medo de não conseguir engravidar por esse motivo, tentei tranquiliza-la inicio primeiramente Deus está na frente de tudo, logo em seguida contei que tenho mioma e que não atrapalhou as possibilidades de engravidar, e que toda minha gestação foi tranquila e em nads o mioma atrapalhou.

Meu mioma no linguajar normal é do tamanho de um grão de arroz e desde que descobri a cerca de 5 anos nunca alterou de tamanho, minha médica só aconselhou a fazer os exames de rotina e sempre verificar se está crescendo. Na minha família é algo bem comum, minhas tias, minha mãe já retiraram mioma e sempre levaram uma vida normal o que não altera em nada nossa rotina. Claro, cada caso é um caso, como diz minha médica não devemos pensar o pior, apenas aprender a ouvir nosso corpo.



O que é Mioma uterino?

Fibromas uterinos são tumores não cancerígenos (benignos) que se desenvolvem no útero, um órgão reprodutivo feminino.

Causas

Os fibromas uterinos são comuns. Uma em cada cinco mulheres pode ter fibromas durante a idade fértil (o tempo desde a menarca até a menopausa). Metade das mulheres têm fibromas quando chegam aos 50 anos.
Os fibromas são raros em mulheres com menos de 20 anos. Eles são mais comuns em afro-americanas do que em brancas.
A causa do fibroma uterino é desconhecida. No entanto, seu crescimento tem sido vinculado ao hormônio estrogênio. Se a mulher com fibroma continuar menstruando, o fibroma continuará crescendo, geralmente de forma lenta.
Os fibromas podem ser tão pequenos que é preciso usar um microscópio para vê-los. No entanto, eles podem ficar muito grandes. Eles podem ocupar todo o útero e pesar alguns quilos. Embora seja possível que apenas um fibroma se desenvolva, geralmente há mais de um.
Os fibromas são muitas vezes descritos de acordo com sua localização no útero:
  • Miometrial na parede muscular do útero
  • Submucosal - embaixo da superfície da mucosa do útero
  • Subserosal - embaixo do revestimento externo do útero
  • Pendunculado - ocorre em um talo longo na parte externa do útero ou dentro da cavidade uterina

Exames

O médico realizará um exame pélvico. Esse exame poderá mostrar uma alteração no formato do seu útero.
Pode ser difícil identificar fibromas, principalmente se você estiver muito acima do peso.
Uma ultrassonografia pode ser feita para confirmar o diagnóstico. Às vezes, é feita uma ressonância magnética pélvica.
Uma biópsia endometrial (biópsia da mucosa uterina) ou laparoscopia pode ser necessária para excluir a possibilidade de câncer.

Sintomas de Mioma uterino

Os sintomas mais comuns de fibromas uterinos são:
  • Sangramento entre as menstruações
  • Fluxo menstrual intenso (menorragia), às vezes com passagem de coágulos
  • Ciclos menstruais mais longos que o normal
  • Necessidade de urinar com mais frequência
  • Cólica ou dor no período menstrual
  • Sensação de inchaço ou pressão na parte inferior do abdome
  • Dor durante a relação sexual
Observação: Geralmente não há sintomas. Seu médico poderá identificar os fibromas durante um exame físico ou outro exame. Os fibromas geralmente diminuem e não causam sintomas em mulheres que passaram pela menopausa.

Fonte: Minha Vida 

Procure sempre seu médico ele saberá aconselhar e orientar da melhor maneira.

Beijos,
Manú


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!