A importância do Brincar no Desenvolvimento da Linguagem da Criança

Mamães,

Com muito orgulho que começo uma nova coluna no blog, Cotidiano Médico, vez ou outra amigos queridos darão posts explicativos com diversos assuntos relacionado ao nosso mundo, principalmente o que diz respeito aos nossos pequenos pelos olhos de especialistas em determinados assuntos.


Toda mamãe deve ficar ciente do desenvolver do seu filho e o que diz respeito a linguagem mais ainda, é importante que nós mamães fiquemos atentas em como possamos ajudar nossos filhos a se desenvolver melhor e no post de hoje nossa querida fonoaudióloga Jacielle Almeida traz um texto explicativo sobre a importância do brincar no desenvolvimento da linguagem.





A Importância do Brincar no Desenvolvimento da Linguagem da Criança


“Agora eu era o rei

Era o bedel e era também juiz

E pela minha lei

A gente era obrigada a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar...”
                                     (CHICO  BUARQUE)

Brincar é o verbo da criança. É a partir do brincar que ela conhece, experimenta, vivencia, aprende, expõe emoções, elabora ou não os seus conflitos e interage com as pessoas. 
A aquisição da linguagem está associada a vários fatores físicos (Sistema Nervoso Central, aparelho fonador e aparelho auditivo) e ambientais (Estímulos do ambiente e desenvolvimento psicoafetivo). Assim, uma imaturidade, ou até mesmo falha em um desses fatores, poderá prejudicar o desenvolvimento da linguagem na época esperada.
O processo de aquisição da linguagem é criativo. Cada criança constrói e reconstrói a linguagem na medida em que experimenta e utiliza essa forma de comunicação. As interações positivas com os adultos são a principal fonte de estímulo para o seu desenvolvimento linguístico, bem como o contato com outras crianças, pois a partir do momento em que vivenciam novas experiências sensoriais, motoras e linguísticas, passam a dominar cada vez mais o processo da comunicação.
Quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui. Desta forma, é de fundamental importância, sempre que possível, a presença de um adulto para mediar o brincar e a brincadeira.
Na correria do dia a dia, os pais geralmente não dispõem de tempo para brincar com os seus filhos, o que não deve acontecer. A rotina familiar deve ser modificada para que haja um tempo dedicado ao brincar com as crianças e que esse tempo seja de qualidade, ou seja, tempo de desligar-se dos afazeres domésticos, dos celulares, computadores e sentar-se no chão com a criança. A partir do momento em que os pais se permitem entrar no universo da brincadeira, eles passam a fazer parte do mundo da criança e desta forma é muito mais fácil criar um ambiente estimulador e educativo.
Para criar esse ambiente favorável ao desenvolvimento de diversas habilidades, entre elas a linguística, o interessante seria não oferecer todos os brinquedos de uma só vez para que a criança tenha acesso. Com o uso de uma simples massinha de modelar, a linguagem pode ser estimulada de forma surpreendente, basta fazer uso da criatividade e imaginação. Dependendo da idade da criança, o adulto pode estimular a emissão do “Me dá!”, “Eu quero”, envolver na brincadeira a nomeação de animais, cores, objetos, formas, vogais, números, como também a criação de estórias, tornando este momento uma grande fonte de estímulos.
Eis algumas orientações para um brincar saudável e estimulante:


    Dê tempo para que a criança possa explorar o brinquedo, deixando que ela tente sozinha;

    Estimule sua auto-estima;
    Encoraje suas manifestações espontâneas, permita que a criança tome a iniciativa;
    Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas;
  Aumente a dificuldade caso observe que o jogo está fácil demais ou reduza se estiver além do seu entendimento.


O importante é sempre partir do SILÊNCIO para o BRINCAR!


Jacielle Almeida
Fonoaudióloga Clínica – CRFª 4-9264
83 8894 4281/ 9672 9145

Jacielle Almeida
Fonoaudióloga - CRFª 4-9264
Graduação em Fonoaudiologia pelo UNIPÊ
Pós-graduação em Saúde Pública pela FACISA
Fonoaudióloga do NASF de São Vicente Férrer -PE
Atuação na área clínica

 

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