Rotina do Sono

Durante a gravidez li tudo o que podia sobre rotinas,acredito piamente que boas rotinas podem trazer bons resultados,na teoria tudo é simples o problema que na prática o inicio é bem difícil.
O primeiro mês de vida de um bebê é impossível administrar uma rotina com um serzinho pequeno em um mundo totalmente novo.Iniciei uma tentativa de rotina com a minha MV aos 2 meses,com coisas simples,procurava da os banhos sempre no mesmo horário e as mamadas sempre dei livre demanda.
Tentava colocar para dormir nos mesmos horários em especial a noite,a ultima mamada era sempre as 23.00 e so acordava as 5 da manhã mamava novamente dormia e acordava por volta das 7,mamava novamente,banho de sol,mamava e banho,em seguida dormia e assim eu tentei fazer no passar dos dias. Quando minha MV completou 3 meses o pediatra pediu para complementar sua mamada a noite com leite hipoalergênico que ajuda a aumentar imunidade dos bebês,foi ai que tudo mudou.

Obvio que o LA é forte e da uma sensação de barriguinha pesada o que acaba em sonos prolongados,com a minha MV vem sido diferente.
Ela acorda entre 6 e 7 da manhã mama,brinco com ela,passeio um pouco pela varanda do prédio mama novamente e por volta das 10 tira uma soneca de no máximo 1h (incrível,nunca ultrapassa) acorda mama novamente,assisti tv (ou acha que assiste) brinco com ela e por volta de 13:00 toma um banho,mama e tira uma soneca por volta das 14:30 (no máximo 2h pela tarde) acorda e faz tudo novamente mama,brinca,por volta das 17,passeio com ela pela rua,mostro algo diferente,fico um tempinho,entramos brinco um pouquinho e por volta das 18 ja começa o processo de coçar o olhinho,querer chupar o dedinho (minha filha chupa o dedo e odeia chupeta) banho morninho brinco um pouquinho com ela na água,mama,toma o complemento,não preciso demorar muito tempo que ja ploft dormiu isso acontece em torno das 19:30 no máximo e aí minhas amigas so no dia seguinte...No inicio fiquei assustada,liguei para o pediatra e ele disse ser normal,ela mesmo ja tem o ritmo de sono e que eu não tentasse mudar para não agita-la.De fato,as vezes que ela é acordada por algum motivo,não gosta,fica abusadinha,e quem é que gosta?!
Acredito que a rotina ajuda bastante para o bebê descobrir seu próprio ritmo e mesmo quando não estamos em casa minha MV não ultrapassa as 19:00 e ja começa mostrar sinais de sono.Muita das vezes chegamos em casa e coloco direto no berço (ja sabendo disso preparo minha MV e deixo prontinha para dormir,ando com a BAGAGEM no carro,kkkkk)
O conselho é apenas estabelecer sua própria rotina,se você apenas da de mamar,estabeleça aos poucos,o ultimo horário da mamada sempre por volta das 23:00 ou meia noite como fiz no inicio e com o passar do tempo diminua os horários.
Nem sempre dá certo,ontem por exemplo ela dormiu as 21 e acordou as 5:30,depende muito do momento do bebê,a minha resistiu um pouco ao sono,por que meu marido ficou brincando com ela,então até pela saudade já que ele trabalha o dia inteiro,acredito,ela ficou no colo dele e em seguida dormiu.
Quase 80% a semana segue a mesma rotina,dificilmente não da certo,sei também que o bebê tem suas fases,até agora estamos passando bem.

Beijos,
Manú

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Manu! Eu sou adepta da rotina. Acho muito saudável. Qualifica a nossa e a vida do bebê. Beijo e ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Também acredito muito na rotina pro bebê, eles chegam "perdidos" aqui no mundão e precisam ter referências! Infelizmente moro com meus pais e eles interferem nessas coisas, super estimulam a Alice e me incomoda bastante (apesar de eu já ter dito mil vezes pra pararem). Apesar disso ela também segue uma rotina. Tem dias que dá tudo certo e outros não :/ mas vamos seguindo até eu ajeitar meu cantinho né, assim posso fazer o que bem entendo com ela sem ninguém abrir a boca! beijãaao linda

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, passando para retribuir a visitinha no meu blog. Também adorei o seu... e seguindo viu.
    Sobre a rotina, acho que tem que ter mesmo. aqui também temos o que muda e quando Heitor dorme mais ou menos.Agora d noite ele também acorda de madrugada quase sempre. Mas vida de mãe é assim né rs
    Bjos

    tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a rotina! Sem ela não vivo, kkkk.

    A rotina aí tá ótima! Que menina dorminhoca, rs!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Espero que meu baby seja assim pq eu sou super rotineira, se passo do meu horário de dormir no outro dia fico irritada!

    Ah obrigada pelo comentário!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Manu, to amando ler seus posts, ontem li todos os passados, só estou com dificuldade para adicionar seu endereço à minha lista de blogs. Eu adiciono e ele aparece, mas qndo eu clico dá que o blog tá fora do ar, mas se eu tento abrir a página separadamente funciona, me dá uma ajudinha se vc souber como resolve pq eu gosto de ler todas as novidades do blog das amigas e ele estando na minha lista consigo ver quando tem algo novo.
    Obrigada amiga, da bjocas na sua princesa

    ResponderExcluir
  7. É realmente muito importante manter um ritmo de sono na época de gravidez (:

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Adorei a sua visita no meu blog!
    Realmente foi muito cruel o que fizeram com a Zelda, quem fez isso vai acertar as contas com Deus.
    Tua filha é linda!
    Li vários posts e me apaixonei por ela!
    Fiquem com Deus!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Todos vivemos de rotina.. rsrs
    E quase sempre dá certo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    deve ser super complicado mesmo estabelecer uma rotina no começo....! Vc está indo bem....!!! =)

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a rotina! Quando o meu vier, com certeza vou adotar uma parecida!! Rotina é sempre bom rs..

    http://diiariodeumagravidez.blogspot.com.br/2013/02/sera-que-encontrei-meu-go.html

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!