Desmame se aproximando?

Seria o desmame se aproximando?Ultimamente me pergunto isso diariamente...Minha MV sempre mamou bem,na verdade até demais,tanto que o pediatra introduziu LA apenas a noite para deixa-la saciada,cerca de duas semanas passei a dá o LA tres vezes ao dia,e com isso minha filha passou a mamar menos,antes ela procurava o peito e passava cerca de 15m mamando,hoje ofereço (sempre,favor da livre demanda) e ela mama cerca de 5m,perguntei ao pediatra e ele me disse ser normal já que o LA da uma sensação de barriguinha mais cheia e a diminuição do tempo seria a força para sugar o que evidentemente sairia bem mais leite.
Sinto que minha MV começou a recusar o peito,o que nunca aconteceu,o período da manhã,quando acorda,é sempre o horário em que ela mais mama,cerca de 15m,o resto do dia mama menos e com muito esforço,oferecendo diariamente,acho péssimo nunca tive intenção de desmamar minha pequena,sempre fui a favor de amamentar além dos 6 meses,o fato é que o aumento do LA interferiu na amamentação.
Tentei voltar e seguir com LA apenas a noite,como era antes,sem sucesso,ela não quis,ficou com o soninho mais leve e um pouco abusada e mesmo assim continuo mamando menos.
O pediatra diz ser normal,cada bebê tem um ritmo diferente e talvez chegue a hora em que ela não queira mais mamar e que eu não forçasse para não estressa-la,sempre oferecesse,mas não forçar.
Ja estou sofrendo por antecipação,não quero que ela desmame,sei que é um processo natural,ela ja esta com quase 5 meses,tive que introduzir o LA por que em algumas situações precisava sair,resolver algo e nem sempre tinha como tirar o leite.Sei que ela mamou bastante,mas ainda não acho suficiente,sou totalmente a favor do aleitamento materno,mesmo ele não sendo exclusivo com minha MV,tem sua importância para o crescimento e desenvolvimento.
Continuo com bastante leite,não tanto como antes que precisava tirar caso ela não mamasse,agora consigo passar essa fase,mesmo sentindo ele cheio já não doí com tanta intensidade.
Não sei se estarei preparada para o desmame,mesmo sabendo que é um processo natural da vida e que todas passam,mas não é fácil,cada vez que pulo uma mamada,sinto um nozinho na garganta,quando amamento é impossível não pensar se será a ultima mamada,acho tão cedo,não me sinto menos mãe por isso,estou fazendo tudo que posso,mesmo assim sinto uma culpa terrível.
Beijos,
Manú

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Oi Emanuelly... O desmame é muito difícil mesmo, a minha pequena mamou bem até quase 1 ano, no meu caso foi o leite que secou. Foi muito difícil tirar o peito, hoje ela está com quase 1 ano e 2 meses e ainda tem horas que ela reclama querendo mamar...
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Fica tranquila! Minha Mariana (hoje com 2 anos e 10m) mamou até os 9 meses... parou numa virose que eu peguei e meu leite secou, naqueles três dias eu dei só mamadeira para ela, depois ela não quis mais... eu esperaria mais um pouco, mas aconteceu e... encontramos novas formas para nos conectar. Seja brincadeiras, colo, cafuné!
    Já o Gabriel (1 ano) ainda mama no peito... vamos ver até onde iremos assim!
    Pensa que sua fofura está crescendo... o desmame é um passo para esse crescimento!
    beijos

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  3. Estou com um sentimento parecido com o seu. Já aconteceu o desmame? Como foi? Meu baby está com 6 meses e meio e ainda mama umas 2 a 3 vezes por dia. Voltei a trabalhar tem 2 semanas e o seio sempre dói por volta do meio-dia.
    Estou meio triste por perceber que logo logo, ele não precisará mais do mamar.

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!