Dicas de brincadeiras para crianças com 1 aninho

Vitória acabou de completar um aninho e todas as brincadeiras de um bebê ficaram bem distantes da realidade de hoje, posso dizer que nossa pequena é bem aventureira gosta de subir e pular de um sofá ou subir e descer de uma cama em questões de segundo e quase sempre eu to com o coração na mão. Nem sempre é fácil distrai-la com coisas que antes prendiam sua atenção galinha pintadinha é algo que não passa de 5 minutos e lá está ela novamente tentando derrubar ou pular de alguma coisa.

Pensando nisso saí em busca de brincadeiras para um bebê de 1 ano e achei uma matéria bem legal no Site BabyCenter, e uma dessas dicas que funcionou bem com Vitória foi a brincadeira da bolinha, conto como é logo abaixo e mais algumas opções que provavelmente ajudará muitas mamães como eu, vamos conferir!




Vida aos Brinquedos

Finja que a boneca ou o bichinho preferido do seu filho ou filha é de verdade. Mas leve a sério! Faça o boneco andar, ir para a cama, pular, trocar de roupa. Inclua o bichinho ou brinquedo nas atividades do dia a dia: dê comidinha (com babador e tudo!), converse com ele, ponha para dormir. Toda essa conversa vai ajudar seu filho a desenvolver a linguagem, a fixar mais a rotina da casa e a reforçar a noção das partes do corpo.

Finja também que o brinquedo está feliz e triste (pode exagerar na interpretação), porque isso colabora para a compreensão dos diferentes sentimentos, além de desenvolver a imaginação.

Esconde-esconde

Agora que está maiorzinho, seu filho pode brincar de um esconde-esconde mais elaborado que aquele de simplesmente cobrir o rosto com uma fraldinha. Leve-o para a sua cama de manhã e vocês dois podem se esconder, um de cada vez, debaixo dos lençóis. Para provocar ainda mais risadinhas, vá apalpando o bebê por cima do lençol e perguntando: "Será que isso é uma perna?", "será que é uma barriguinha?". Esse tipo de brincadeira ajuda a criança a entender que, embora ela não consiga ver uma coisa, a coisa continua lá.
Outra ideia é, depois do banho, usar uma toalha bem grandona para embrulhar totalmente o seu filho e evá-lo para outro lugar diferente, como a sala ou o seu quarto. Pergunte, antes de revelar onde vocês estão: "Adivinha onde a gente está? No banheiro? Não!!" Ele vai se surpreender de aparecer em outro lugar.


Roleta de bebê

Se seu filho está praticando os primeiros passos, uma ótima brincadeira é a de "bebê roleta". Funciona assim: a criança fica de pé apoiada em algum lugar ou com alguém segurando. Duas ou três outras pessoas se posicionam à vista da criança, perto dela, mas distantes uma da outra.
A graça da brincadeira é ver para quem a criança decide se dirigir. É uma boa distração para quando há visitas em casa, especialmente primos um pouco mais velhos. Vale chamar a criança, fazer palhaçada, mostrar brinquedos... E dar muitos abraços e comemorar na hora em que ela chega. Só não vale ficar com ciúme!

No início podem ser só um ou dois passinhos de distância. Conforme ela vai andando com mais firmeza, dá para aumentar o trajeto, atravessando uma boa parte da sala, por exemplo.

Essa brincadeira, além de ajudar a criança a ajustar seu senso de equilíbrio, trabalha a noção de espaço e ainda lhe dá a oportunidade de observar a reação emocional das pessoas a suas atitudes, e a desenvolver o vínculo afetivo com familiares e pessoas próximas.

Rola a bola

Uma bola é sempre um sucesso para crianças de 1 ano (e, se você é mãe de menina, não se esqueça de arranjar bolas para sua filha brincar também). É bom oferecer tanto bolas grandes e leves, para brincar no quintal ou no parque, quanto bolas pequenas, para brincar dentro de casa. A variação dos pesos das bolas ajuda na percepção das diferenças.
O melhor jogo de bola para crianças de 1 aninho é bem simples: sente-se no chão com as pernas abertas, peça a seu filho que faça a mesma coisa, encostando os pés nos seus. Aí role a bola para ele e peça que ele role de volta, sem deixar que ela saia da área criada pelas pernas de vocês. Essa brincadeira exercita os músculos dos braços e ajuda seu filho a treinar a coordenação entre os movimentos das mãos e dos olhos.





Beijos,
Manú


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!