Outubro Rosa, vamos conhecer?

O mês de outubro para muito de nós já esta associado ao rosa, onde diversos  monumentos importantes, obras, paisagens e pessoas assumem o tom da cor para abraçar uma causa nobre. Conscientizar sobre o diagnostico precoce ao câncer de mama, o auto exame são alguns dos incentivos que esse mês nos proporciona.


Como surgiu o movimento Outubro Rosa?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
 Fonte: Outubro Rosa

Devemos nos cuidar, ouvir nosso corpo, procurar um médico, ter a consciência que o mês outubro deve estender por todos os outros. Porém esse mês a ênfase é maior ao assunto e isso nos faz ficar mais atentas ao caso, o tumor maligno é a maior causa de mortes por câncer entre as mulheres. Por outro lado, sabemos que pacientes que fazem exames regulares e conseguem diagnosticar precocemente conseguem taxas de cura de aproximadamente 95% só os diagnósticos de câncer de mama são cercas de 53 000 mulheres. Por isso quanto mais cedo conseguirmos diagnosticar, mais rápido será o tratamento e as porcentagens de sua cura serão maiores.
O tratamento das pacientes com câncer de mama deve ser cercado de uma equipe multiprofissional capaz de abordar e cuidar das pacientes em todos os aspectos: psíquico, social e orgânico. Hoje, inúmeras técnicas são capazes de evitar a perda da mama, da imagem corporal e da feminilidade, tão importantes para a mulher do século XXI. É preciso mostrar que há luz no fim desse túnel surgido a partir do diagnóstico! Medo, ansiedade, efeitos colaterais causados pelo tratamento devem ser tratados com informação e calor humano, além da nossa “medicina tradicional”.
Vale lembrar que o papel da prevenção do câncer de mama está nas mãos de cada um de nós, uma vez que estamos falando em hábitos saudáveis de vida, controle de peso, prática desportiva, dieta equilibrada. Cabe ao médico mastologista orientar suas pacientes sobre a importância destes hábitos, além da avaliação clínica periódica das mamas a partir dos 40 anos.
Fonte: Drº Juliano Cunha 


Por isso vamos nos cuidar, vamos olhar para dentro de nós, apoiem essa causa e vocês homens vamos conscientizar suas mulheres da importância do auto exame, lembrem-se que a melhor prevenção é a informação.
 
 Beijos,
Manú
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!