Documentação para crianças.

Recentemente foi preciso que tirasse a  identidade de Vitória e isso me fez pesquisar e tirar algumas duvidas, atraves de tantas pesquisas resolvi fazer um post para o blog bem explicativo e tirando algumas duvidas tão corriqueiras e que muitas vezes não passam pela cabeça da gente que possa existir, vamos lá conferir!



- Muitas não sabem mas a carteira de identidade e cpf do seu filho pode ser tirada a partir do seu nascimento, a emissão do primeiro RG é gratuita basta apenas que os pais se apresentem com a criança levando seu registro de nascimento nos postos autorizados, não há mais necessidade de levar fotografia. A fotografia será capturada pelo próprio sistema no momento da identificação.

- Para retirada de CPF os pais devem ir aos locais autorizados, como agencias do banco do Brasil, caixa economica, correios...è necessário levar a documentação da criança que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento. (RG ou certidão de nascimento) e do responsavel legal.

No caso dos dois documentos não existem prazo de validade, mas no caso do RG por ser um documento com foto é aconselhado ser renovado com as mudanças nos traços físicos da criança no decorrer dos anos.

Passaporte

Documentação necessária para menores
  • 1 foto 5×7 colorida em fundo branco
  • Autorização expressa de ambos os pais (MODELO AQUI, pode ser preenchido à mão)
  • Certidão de nascimento original 
  • Preenchimento e pagamento da GRU no valor de R$156 (clique AQUI)
  • CPF da criança (rápido e fácil, é só fazer em qualquer agência dos Correios) para preencher a GRU e levar no dia da entrevista.
  • A criança e os pais devem estar presentes na entrevista, com RG e CPF ou CNH de ambos.
  • A criança NÃO precisa ter RG para tirar o passaporte.
 * Caso a data do agendamento online esteja muito longe da data que você precisa, compareça pessoalmente na unidade da Polícia Federal em que são realizadas as entrevistas dos passaportes.

* Se você ainda não tem data prevista para a viagem, deixe para tirar quando definir, pois os passaportes de crianças e bebês duram bem menos do que os nossos! Confira os prazos de validade dos passaportes infantis:

0-1 / Validade 1 ano
1-2/ Validade 2 anos
2-3/ Validade 3 anos
3-4/ Validade 4 anos
4 em diante Validade 5 anos

Mais informações , acesse o site da policia federal.

 Beijos,
Manú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!