Papinhas salgadas - Introdução, Sabores...Dicas!

Um assunto que vira e mexe é abordado na minha caixinha de emails ou comentários é sobre introdução alimentar, papinhas, como eu comecei a introduzir, sabores, essas coisas... Depende muito do seu pediatra, por aqui Vitória deu inicio com quase 6 meses, e liberado apenas 3 tipos de legumes com sabor de carne ou frango.
Apenas aos 7 meses a pediatra liberou outros tipos de alimentos, como caldinho de feijão, macarrão e arroz e os demais legumes. 
Com Vitória não tive problemas em adaptação aos sabores, apenas na mastigação ela demorou um pouco para aceitar os alimentos mais sólidos (amassados) dava sempre preferência a sopa, mas não demorou muito. Depende de cada criança, cada uma tem o seu ritmo. E o ideal é sempre ser aconselhada pela sua pediatra, que irá orientar e ajudar nesse processo de adaptação.





No inicio tudo é muito restrito como disse acima, os legumes são liberados por etapas assim como o restante dos alimentos, assim que liberado as "misturinhas" o ideal é que as papinhas contenham um item de cada numero da lista abaixo, exceto com os legumes no caso a minha pediatra liberou até três itens.


1) LEGUMES: Cenoura, beterraba, chuchu, abóbora, abobrinha, vagem, couve-flor, beringela etc.
2) CARBOIDRATOS: Batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, arroz, macarrão etc.
3) GRÃOS: Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, milho verde (da espiga) etc.
4) VERDURAS (folhas verdes): Espinafre, couve, escarola, brócolis, acelga, repolho, salsão, alface, agrião etc.


Modo de Preparo:
1) Cozinhar a carne ou frango com água mineral ou filtrada.
2) Cozinhar todos os ingredientes da papinha na água em que a carne foi cozinhada. (Você pode cozinhar a carne/ frango em uma panela e na outra dourar com um fio de azeite a cebola, depois de dourar pode misturar com a agua e a carne/frango foi feita, eu não retirava a carne cozinhava tudo junto).
3) Acrescentar um pouco de tempero: sal (opcional - eu não acrescentei até Vitória completar 1 ano), cebola, tomate, salsinha, azeite (um fio quando terminar a papinha ou para dourar a cebola ajuda com o gosto)
4) Depois do cozimento, passar o ingredientes num mixer ou amassá-los com um garfo.
5) Normalmente os alimentos do grupo GRÃO, são colocados apenas na papinha do jantar.
6) Pode ser acrescentado aveia e quinoa na papinha.
7) Para facilitar, pode servir a mesma papinha no almoço e no jantar, apenas retirando os grãos.
8) Depois de um tempo será acrescentada gema de ovo ao cardápio, sendo mais ou menos 2 a 3 gemas por semana.

Uma dica quando a criança rejeita a papinha amassada é triturar a metade e misturar a outra metade com a comida amassada, ajudará na hora da mastigação e da nova adaptação.

Para saber como foi a introdução dos alimentos com Vitória basta clicar AQUI 
Introdução dos alimentos sólidos, clicar AQUI
Dicas de Papinhas, clicar AQUI

Espero ter ajudado,
Beijos
Manú


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí amiga!