Golfo Ball Fetal - Você sabe o que é isso?

Sábado conversando com uma amiga que está gravida,ela contou que fez a morfológica e foi detectado um golfo ball no coraçãozinho do seu menino,ela ficou nervosa e mesmo conversado com sua médica continua apreensiva,antes de continuar a historia vamos entender o que é o Golfo Ball.

O Golf Ball é um pequeno ponto branco no coração que pode ser identificado pelo ultrassom. Isto nada mais é do que uma pequena calcificação no músculo papilar, que prende a válvula cardíaca no músculo, dando sustentação a ela (ilustração abaixo). Na maioria das vezes o Golf Ball é identificado dentro do ventrículo esquerdo. O Golf Ball não é uma malformação cardíaca e não altera a função do coração, portanto não causa problema nenhum para o bebê. Usualmente este ponto branco nada mais é do que um pequeno depósito de cálcio e trata-se de um achado normal.
Fonte: FetalMed (Para ler a matéria completa clica aqui)

 O que ocorre é que o tecido de sustentação do coração fetal (tecido conjuntivo), que funciona como um “esqueleto fibroso” que suporta o músculo cardíaco, ao se desenvolver, durante o período intra-uterino, muitas vezes se torna mais brilhante, pela maior deposição de cálcio.Este é um fenômeno inteiramente normal e que não compromete a função do coração. Quando estes depósitos de cálcio são localizados nas cordoalhas, que são as pequenas “cordinhas” que sustentam as válvulas mitral e tricúspide, e que são muito finas, eles se tornam particularmente visíveis à ultra-sonografia.
 Fonte: Ecofetal (Para ler a matéria completa clica aqui)

Quando fiz a minha morfológica também foi detectado um golfo ball,naquele momento fiquei pensando no pior e logo fui pedindo a Deus saúde para minha pequena,o médico que fez nossa ultra não falava muito sobre o assunto,disse que foi detectado uma manchinha no coraçãozinho dela, mas que procurássemos minha médica que explicaria melhor, e deu continuidade ao exame,na mesma hora olhei para o meu marido que fez um sinal com os olhos como se dissesse que tudo ficaria bem,mas qual mãe que nunca ouviu essa palavra pode se tranquilizar? No momento que o médico percebeu o quanto eu estava apreensiva, ele foi tentando me acalmar,dizendo que não tinha com o que me preocupar,estava tudo bem com a minha bebê,e com palavras cientificas tentou explicar o que era o Golfo Ball,não sei se pelo nervoso ou pelo medo,mas não conseguia entender nada do que ele falava, só queria saber se minha médica estava na clinica,(a minha médica atendia na mesma clinica duas vezes por semana e pela graça de Deus era o dia dela,só que pelo horário não sabia se ela ainda estava por lá,pra minha felicidade,estava!) terminado o exame,fui até a sala da minha médica que estava sem paciente,mas no aguardo do próximo,pedi licença e entrei,já choramingando contei o que foi descoberto,ela foi nos acalmando e dizendo que não havia com que nos preocupar,e falando nossa linguagem explicou o que era o tal golfo ball um marcador no coração que na maioria das vezes desaparece com o tempo e mesmo que não sumisse eu não tinha com o que me preocupar,crianças com esse marcador tem uma vida normal e saudável,mesmo assim fiquei apreensiva afinal qual mãe não ficaria?!
Um mês depois, nossa medica solicitou o exame novamente e o golfo ball havia desaparecido,justamente como ela explicou.
O feto ainda está em processo de amadurecimento então é normal o surgimento de algo incomum,como é normal desaparecer.Por isso é sempre importante repetir o exame,e acima de tudo ouvir seu médico.
Foi dessa forma que tentei tranquilizar nossa amiga,apesar da medica ter dito a mesma coisa,ela continua um pouco apreensiva o que entendo perfeitamente,tenho certeza que quando refizer o exame não constará nada,assim como não constou em Vitória.
No decorrer da gestação,sempre que fazíamos uma ultra pedíamos para o médico da uma olhada e nunca encontrava nada,chegamos a repetir o exame em outra clinica e da mesma forma nada foi encontrado.Quando Vitória nasceu a pedido da médica,refizemos o exame e graças a Deus de fato o marcador havia sumido.
Meu conselho é refaça o exame,se não sentir segurança procure outra clinica,o importante é saber mesmo que o tal marcador não desapareça,seu filho terá uma vida normal e saudável e isso é o que importa.Não é verdade?!

Beijos
Manú



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Não sabia desse Golfo Ball , nenhum dos meus filhos teve nada assim , mas ainda bem que não é nada grave
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI Manú, nunca tinha ouvido falar desse Golfo Ball. Nossa, deve ser de assustar mesmo receber essa notícia sem ter a informação do que é. Esse post vai acalmar muitas mamães.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Diagnosticou na gravidez do meu filho,minha namorada esta no quinto mês e a doutora pediu um exame especifico do coração do bebe e falou que não é nada demais.Seu blog me acalmou,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Diagnosticou na gravidez do meu filho,minha namorada esta no quinto mês e a doutora pediu um exame especifico do coração do bebe e falou que não é nada demais.Seu blog me acalmou,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Mh cunhado está com golfe ball e estamos desisperado

    ResponderExcluir
  6. Mh cunhado está com golfe ball e estamos desisperado

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!