Como cortar as unhas do seu bebê

Quando Vitória nasceu eu tinha dois grandes medos, o primeiro era a hora do banho, pensava e repensava nas piores situações vai que a deixasse cair, escorregasse (exagerada!) e bla bla, porém deixei o medo de lado e eu mesma dei o primeiro banho com ajuda do meu marido, com cuidado, devagar e cheia de amor. Medo superado e me orgulho muito de ter vivenciado esse momento.
Meu segundo maior medo era cortar as unhas da minha pequena, eu tinha muito medo de machuca-la mesmo com aquela tesourinha apropriada, batia aquele receio de sem querer acabar ferindo, eu mesma cortei pela primeira vez, mal cortado confesso, com o tempo a gente vai melhorando e aprimorando, hoje cortar a unha tem sido uma verdadeira prova de fogo, hahahhaha, ela puxa mão, dedo, balança as mãozinhas, bate palminha tudo de uma vez só. Pensando nisso trouxe um passo a passo que me ajudou bastante, simples mais que é útil principalmente nessa fase em que eles estão com a energia sempre carregada.

Como cortar a unha do bebê sem levar o dedo junto?

O jeito mais facil de aparar a unha do bebê é simplesmente tirar o excesso com as mãos. Elas são tão molinhas que o excesso sai sem resistência. Ou você pode usar tesourar ou cortadores de unha especiais para bebê, com pontas arredondadas. 

Fonte: Brasil. Baby Center

                                 Prefiro cortar com o cortador de unha, acho mais rápido e eficaz.

Vamos as dicas 

-  Aproveite depois do banho, pois as unhas estão amolecidas e o seu bebê está relaxado
-  Evite cortar as unhas do bebê de barriga vazia, pois ele ficará mais irritado e inquieto
-  Use tesouras com pontas arredondas ou cortador de unha
- Converse, tente distrai-lo e aos poucos conseguirá cortar todas sem machuca-lo
- Segure bem firme o pezinho ou a mãozinha e em seguida, pegue com firmeza o dedinho da criança separando-o dos demais
- Concentre-se em um dedo por vez
- Empurre a ponta do dedo para baixo deixando a unha (parte branquinha) mais acessível
- Corte sempre reto, sem mexer nas laterais
- NUNCA cutuque os cantinhos das unhas
- Cuidado para não cortar muito, pois o local incomodará a criança
- Deixe o dedão sempre por último. Pode ser que seja mais complicado
- Se algum acidente acontecer, lave imediatamente o dedinho da criança com água corrente em abundancia e sabão.

NUNCA use tesoura com ponta
Beijos,
Manú


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. É um sofrimento mesmo, as mãos dela parece que estão em uma balada kkkkk não para quieta =x
    Mas, algumas das dicas que estão aí, eu já faço! Mas, é uma grande, enorme e sem tamanho luta!

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!