Grávida e com paranóias

Quantas gravidinhas temos por aqui? Acredito que muitas futuras mamães e com várias duvidas e mil consultas no google, eu fui assim! Lembro que acompanhava todos os passos da minha gestação, o que acontecia com meu corpo, com minha bebê.
Ficamos bem mais sensíveis, choramos com mais facilidades é uma mudança de humor repentina, ficamos bem sonolentas, os incômodos iniciais da gestação nos deixam um pouco mais cansadas do que de costume. Além de tudo isso que acontece conosco é comum ficarmos com várias dúvidas e medos.

Pesquisando pela internet achei algumas perguntas e respostas com os principais medos que nós mamães passamos nessa fase.



E seu eu sofrer aborto espontâneo?

Medinho chato. Toda gravidinha, pelo menos no começo da gravidez, corre no banheiro para certificar se a mentruação não está descendo. Esse é o medo mais comum e chega até causar uns pesadelos.
Portanto, fique tranquila! O melhor é acompanhar a gravidez com o seu médico obstetra e fazer todos os exames pré-natais e relaxe. Curta a gravidez e não deixe que esse medo tire a sua paz!

O enjôo é muito forte e não estou comendo muito bem. Será que o meu bebê está recebendo os nutrientes necessários?

O período em que acontecem os enjoos, ou seja, no primeiro trimestre da gestação, a quantidade de nutrientes que o bebê precisa ainda é desprezível. A não ser em casos mais graves, quando a grávida sofre de desnutrição crônica, tem pouca gordura corporal ou vive em situação de pobreza extrema, por exemplo, os enjoos não vão afetar o bebê.

Estou muito estressada. Meu bebê também vai ficar estressado?

O estresse, de fato, pode comprometer sua saúde, alterando o sono e o sistema imunológico, por exemplo. Mas os problemas do dia a dia, em geral, não vão afetar o bebê. Ele não sente tudo o que você sente – raiva, tristeza, dor – ao pé da letra.

Tomo remédio todos os dias. Isso pode comprometer a saúde do meu bebê?

O melhor a fazer neste caso é conversar com o médico obstetra já no início da gravidez. E caso, algum medicamento que você necessite possa fazer mal para o bebê é preciso que seja reavaliado e ser trocado por outro medicamento. E assim, eu volto a dizer: acompanhar a gestação com o seu médico obstetra e fazer todos os exames pré-natais é essencial para a saúde do bebê e para a sua saúde. E não se auto-medique!

E se ele nascer com algum problema?

É um medo comum das gestantes, apesar das estatísticas a favor: apenas 4% das crianças nascem com alguma malformação. Em geral, elas são detectadas ainda no primeiro trimestre. Mesmo que o ultrassom aponte algum problema não é certeza absoluta de que algo vai mal.

Tenho pavor de agulhas, não gosto nem de pensar na anestesia!

Vai doer? Pode atrapalhar a evolução do parto? E se eu sofrer alguma reação? Todas essas dúvidas não têm razão de ser. Em primeiro lugar, fora a picada da agulha, não dói. Além disso, os analgésicos reduzem a dor, mas mantêm os reflexos e os movimentos da grávida. Quanto aos efeitos colaterais, podem causar dores de cabeça, vômitos e coceira.

Tenho medo de machucar o bebê quando faço sexo.

Desde que não exista restrição médica, sexo na gravidez faz bem e não representa nenhuma ameaça ao bebê.

Será que nunca mais vou ser magra de novo?

Claro que vai. O tempo para emagrecer varia de mulher para mulher. Depende do esforço para controlar a boca com uma dieta, desde que essa dieta não atrapalhe na amamentação. Depende do esforço para voltar a uma atividade física assim que o médico obstetra liberar após o parto e depende também da genética de cada uma. Umas demoram mais e outras voltam rapidinho. Mas tudo depende de você!

Será que vou dar conta de ser mãe? Será que vou dar conta de ser mãe de 2 ou de 3?

Esse tipo de preocupação demonstra que você sabe o tamanho da responsabilidade que é ser mãe. Por isso, é um ótimo sinal. A origem está no medo do desconhecido e isso vale para as mamães de primeira viagem e minha dica é curtam os seus bebês. E ser mãe de 2 exige organização, planejamento e não recuse ajuda de pessoas. Programe-se!

Fonte: MamaeFala



A principal dica que posso passar é RELAXE, curtam muito o momento, cada momento passa muito rápido, cada fase é uma fase e quanto mais tranquila você ficar melhor será para você e o seu bebê.

Beijos,
Manú
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Estou gravida de 38 semanas e assino embaixo da dica de Manú...RELAXAR é tudo!!!!
    As duvidas veem, mas não dá para fazer delas paranóias...leiam e tirem todas a duvidas com o medico!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí amiga!